sábado, 2 de junho de 2012





Os forrozeiros de plantão já não aguentavam mais esperar, até que na noite da sexta-feira (01) começou definitivamente a festa de São João de Campina Grande. O silêncio de quase um ano no Parque do Povo foi rompido pelo som do trio Os Três do Nordeste, que deram a batida inicial para os 31 dias e mais de mil horas simultâneas de forró.
Depois do trio, o espetáculo A festa do cangaço prendeu a atenção do público com apresentações de grupos folclóricos de dança. Jairo Madruga, que há 28 anos participa dos festejos campinenses, foi o responsável este ano por cantar a música que anunciava a chegada dos fogos e a abertura oficial do São João 2012. A tradicional queima de fogos de artifício aconteceu à meia-noite e o show pirotécnico durou quinze minutos, encantando os visitantes.
“É deslumbrante! O céu abrilhantado completa a festa que o povo faz no chão”, resumiu o escritor Iphonax Vila Nova. Na véspera de São João e no encerramento mais toneladas de fogos serão queimadas. Depois dos fogos, o compositor e cantor Flávio José subiu ao palco e fez uma multidão dançar bem agarradinho. Capilé encerrou a primeira noite da maratona tocando para os festeiros.
Além dos shows, quem visita o parque do povo encontra artesanato, comidas típicas, apresentações de quadrilhas, grupos folclóricos, recanto dos santos juninos, cordel, casamento coletivo, círio de São João, viagem em trem com trios de forró pé-de-serra, cantoria de viola, entre outras atrações. Há também uma cidade cenográfica com réplicas de lugares que retratam a história de Campina Grande. Um dos pontos que chamam a atenção dos turistas é a fogueira gigante de 18 metros de altura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário