quinta-feira, 9 de junho de 2011

As duas linhas chegam ao Grêmio: adaptação acontece em um treino

fabio rochemback grêmio treino (Foto: Edu Andrade / Agência Estado)

No treino da manhã desta quinta-feira o técnico Renato Gaúcho surpreendeu ao refazer a estrutura tática do Grêmio. Ele trocou o 4-4-2 com o meio-campo reproduzindo o desenho de um losango pelo 4-5-1 com duas linhas de quatro jogadores, também chamado de 4-4-1-1.
A nova formação teve quatro zagueiros na primeira linha - da direita para a esquerda, Mário Fernandes, Saimon, Rafael Marques e Neuton - e dois laterais jogando pelos lados no meio-campo: Gabriel e Lúcio, alinhados aos volantes Rochemback e Fernando.
Foram aproximadamente vinte minutos de treino tático. Na sexta-feira pela manhã haverá um recreativo, e depois o grupo tricolor segue viagem.  Às 18h30m de sábado o Grêmio visita o São Paulo.
Segundo o volante Fábio Rochemback, não haverá problema de adaptação ao novo sistema tático, caso Renato Gaúcho confirme o 4-4-1-1 treinado nesta manhã.
- A segunda forma foi no 4-4-2 em duas linhas, é uma opção para o jogo, agora vamos conversar e o Renato vai escolher qual a melhor formação. (...) O Lúcio chega, o Gabriel chega, mas não está definido ainda. Estávamos acostumados a jogar de uma forma, pode ser que mude. (...) Não tem muito segredo. É um sistema que todo jogador sabe jogar. Muda um certo posicionamento defensivo e ofensivo, se colocar lá todo mundo sabe o que fazer - afirmou.
Com Mário Fernandes na lateral, Gabriel entrou como o meia aberto pela direita. Embora seja também lateral de origem, ele se mostra preparado para desempenhar a nova função - que ele conhece das passagens pela Europa e pelo São Paulo:
- Nesse esquema que ele armou com duas linhas de quatro eu faço o lado direito, ao lado do Fernando e um pouco à frente do Mário Fernandes. É para ajudar também na criação do time, para aparecer na área junto com o Douglas e o Lúcio. Nessa função, principalmente, a gente tem que estar ajudando o Viçosa. Tanto o Douglas, quanto o Fábio mesmo, o Lúcio e eu, temos de ajudar o ataque com a bola. (...) Fiz uma função parecida com essa no São Paulo, na Grécia também, mas nas duas linhas fui mais como lateral. E deixando claro que minha posição de origem é lateral, foi dessa forma que me destaquei, estou agora no meio-campo para ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário