quarta-feira, 10 de outubro de 2012


Governo quer priorizar acompanhamento de tarifas bancárias









Para melhor avaliar a evolução das tarifas bancárias e de crédito, com o objetivo de fornecer ao consumidor informações precisas e detalhadas sobre os custos envolvidos nessas operações, teve início a segunda etapa do acordo técnico firmado entre a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, e Banco Central (BC).
A primeira etapa da parceria trabalhou em conjunto a padronização das tarifas bancárias e o intercâmbio das informações do Sistema de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), com a finalidade de assegurar ao consumidor o acesso aos custos na hora de contratar o crédito ou outro tipo de operação bancária, além de estimular a comparação entre os custos das instituições financeiras.
Para secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira, é fundamental que o consumidor saiba o que está pagando em cada operação bancária, tanto o valor pago de juros, como o de todas as tarifas e custos envolvidos.
“Desenvolver um mecanismo que seja para oferta do crédito ao consumidor em geral, tanto para o financiamento de veículo, como para o da casa própria, por exemplo, será prioridade para a Secretaria Nacional do Consumidor”, garante a secretária.

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