Serviços da TIM falham em Natal
O possível rompimento de um cabo de fibra ótica afetou os serviços da operadora
de telefonia TIM ontem, em Natal, provocando falhas em chamadas e serviços de
dados. Usuários da operadora enfrentaram, durante grande parte da manhã,
problemas de conexão. Muitos utilizaram a rede social Twitter para se
manisfestar contra a empresa.
No início da noite, a operadora enviou
nota à imprensa informando que os "serviços de voz e dados no estado já haviam
sido normalizados". Ainda na nota, a empresa informou que está programado um
investimento de R$ 93 milhões na infraestrutura, no triênio 2011 -2013, que
beneficiará diretamente os usuários potiguares.
A assessoria da empresa
não soube informar, no entanto, qual foi o real motivo da queda na conexão.
Informações extra oficiais dão conta de que o problema foi ocasionado pelo
rompimento de um cabo de fibra ótica. A possibilidade foi confirmada pelo
diretor da TIM, Marco Girasole, ao deputado federal Henrique Alves - que, logo
em seguida, repassou a informação através do seu Twitter oficial. Também no
Twitter, o deputado considerou "alarmante a reclamação de tantos em relação à
operadora".
A equipe de reportagem da TRIBUNA DO NORTE procurou a unidade da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no Rio Grande do Norte, mas a agência informou desconhecer o problema com a conexão, que teve início no final da noite de quarta-feira (1º). A Anatel comentou ainda que não havia recebido um posicionamento oficial da empresa e que nenhum usuário informou a agência sobre o problema.
No ano passado, a TIM foi alvo de uma ação judicial no Rio
Grande do Norte, por causa de falhas na prestação do serviço. Em janeiro deste
ano, a empresa ganhou mais tempo da justiça - a pedido dos Ministérios Públicos
Federal e Estadual - para a resolução dos problemas. O prazo para que as
correções fossem feitas terminou no dia 30 de dezembro. Agora, a empresa tem até
o mês de maio para solucionar os problemas na rede do Estado. Caso contrário, a
habilitação de novas linhas será suspensa, como chegou a ocorrer em 2011.
A empresa sofre com problemas em relação ao serviço oferecido desde
janeiro do ano passado. Naquela altura, a Justiça Federal do Rio Grande do Norte
(JF/RN) proibiu a TIM de comercializar novas assinaturas, habilitar novas linhas
ou fazer portabilidade de acesso de outras operadoras no Estado. A proibição
perduraria até a operadora comprovar o perfeito funcionamento dos equipamentos
necessários para atender às demandas dos consumidores no RN.
Empresa está entre as mais reclamadas na internet
Um estudo da MITI Inteligência sobre reclamações de
consumidores via web mostra que a TIM Celular, a Americanas.com e a Claro são as
empresas mais reclamadas no meio. Em seguida, completando o ranking das dez
mais, estão Oi Telefonia, Telefônica Speedy TV, Groupon, Net TV e banda larga,
Submarino, Compra Fácil e Sky.
O setor de telefonia continua sendo o mais
reclamado, com 37% do total de denúncias nos sites especializados, e a TIM
lidera com 45% das reclamações. No setor de e-commerce - responsável por 31% das
denúncias -, Americanas.com responde por uma fatia de 48% das reclamações,
seguida pelo Submarino (26%). Telefônica, Net e Sky, dividem as denúncias de TV
por assinatura - o terceiro setor mais reclamado - com 39%, 35% e 26%,
respectivamente. O estudo considera as denúncias computadas em 2011 nos sites
ReclameAqui, Reclamão e NuncaMais.
"Com base nos dados anteriores,
percebemos que a TIM, a Americanas.com e a Claro já eram as três empresas com
maior número de reclamações em 2010. No total, a quantidade de denúncias cresceu
consideravelmente - em geral, mais de 100% - para todas as empresas. Isso
acontece porque o consumidor entendeu que a web e as redes sociais permitem um
relacionamento mais direto com as marcas, que buscam responder de forma mais
rápida às solicitações", comenta Elizangela Grigoletti, gerente de inteligência
e marketing da MITI Inteligência.
Como o setor de telefonia foi o mais
reclamado nos sites especializados, a MITI Inteligência monitorou o Twitter,
durante 17 a 21 de janeiro, para avaliar o que os usuários estavam falando sobre
TIM, Oi, Telefônica e Claro - as empresas mais reclamadas do segmento. Em apenas
uma hora, foram realizadas mais de 150 reclamações com a hashtag #TIM no
microblog.
A operadora não foi a única na mira dos consumidores em 2011.
Ontem, a associação de consumidores Proteste divulgou que a Oi foi a campeã de
reclamações, pelo segundo ano consecutivo, em todas as áreas, entre os
associados. A Associação enviou Ofício ao Departamento de Proteção e Defesa do
Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, dando conhecimento sobre o balanço
de queixas do ano passado e pedindo providências.
Fonte; www.tribunadonorte.com.br
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